segunda-feira, 16 de junho de 2008

A Origem do Mal, segundo a Bíblia

1. Como que se originou o pecado? I João 3:8
Quem comete pecado é do Diabo; porque o Diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo.

2. Onde vivia esse ser diabólico antes de vir para a Terra? Lucas 10:18
Respondeu-lhes ele: Eu via Satanás, como raio, cair do céu.

3. Que fez Deus, quando a rebelião de Satanás provocou a guerra no Céu? Apocalipse 12:7-9
Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam, mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céu.
E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele.

4. Que espécie de anjo era Satanás antes de sua rebelião? Ezequiel 28:12
Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-te: Assim diz o Senhor Deus: Tu eras o selo da perfeição, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.

5. Que posição exaltada ocupava ele nas cortes celestiais? Ezequiel 28:14
Eu te coloquei com o querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas.

NOTA: Como querubim cobridor, estava próximo de Deus. Salmo 80:1
Ó pastor de Israel, dá ouvidos; tu, que guias a José como a um rebanho, que estás entronizado sobre os querubins, resplandece.

6. Que posição mais elevada cobiçou esse ser exaltado? Isaías 14:12-14
Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! como foste lançado por terra tu que prostravas as nações!
E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte; subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.

NOTA: Outro motivo de sua rebelião foi o orgulho por sua formosura. Ezequiel 28:17
Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos reis te pus, para que te contemplem.

7. Quando foi expulso do Céu, a quem quis Satanás enganar? Gênesis 3:1-6
Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?
Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal.
Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu.

NOTA: Satanás usou a serpente como médium, para por ela alcançar a atenção da mulher.

8. Sobre que pretende Satanás ter domínio absoluto? Lucas 4:5, 6
Então o Diabo, levando-o a um lugar elevado, mostrou-lhe num relance todos os reinos do mundo. Então o Diabo, levando-o a um lugar elevado, mostrou-lhe num relance todos os reinos do mundo.

NOTA: Ver Também Jó 1:6-8
Ora, chegado o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles. O Senhor perguntou a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu Disse o Senhor a Satanás: Notaste porventura o meu servo Jó, que ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal?

9. Quem traz sobre a humanidade o sofrimento e a tentação? Jó 2:7 , Lucas 13:16

Jó 2:7 - Saiu, pois, Satanás da presença do Senhor, e feriu Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até o alto da cabeça.

Lucas 13:16 - E não devia ser solta desta prisão, no dia de sábado, esta que é filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa?

10. Como adquiriu Cristo o direito de destruir o diabo e todo o mal? Hebreus 2:14
Portanto, visto como os filhos são participantes comuns de carne e sangue, também ele semelhantemente participou das mesmas coisas, para que pela morte derrotasse aquele que tinha o poder da morte, isto é, o Diabo;

11. Como será finalmente destruído por Deus esse maligno? Ezequiel 28:16-19
Pela abundância do teu comércio o teu coração se encheu de violência, e pecaste; pelo que te lancei, profanado, fora do monte de Deus, e o querubim da guarda te expulsou do meio das pedras afogueadas.
Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos reis te pus, para que te contemplem.
Pela multidão das tuas iniqüidades, na injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu a ti, e te tornei em cinza sobre a terra, à vista de todos os que te contemplavam.
Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; chegaste a um fim horrível, e não mais existirás, por todo o sempre.

12. Por que trabalha Satanás agora com tanto ódio? Apocalipse 12:10-12
Então, ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e o poder, e o reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo; porque já foi lançado fora o acusador de nossos irmãos, o qual diante do nosso Deus os acusava dia e noite.
E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até a morte.
Pelo que alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Mas ai da terra e do mar! porque o Diabo desceu a vós com grande ira, sabendo que pouco tempo lhe resta.

13. Como procura Satanás disfarçar-se, bem como aos seus enganos? II Coríntios 11:13-15
Pois os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, disfarçando-se em apóstolos de Cristo.E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz.
Não é muito, pois, que também os seus ministros se disfarcem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.

14. Qual é a única defesa do homem contra os enganos de Satanás? Efésios 6:11, 12
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo; pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes.

15. Como podemos alcançar a vitória sobre este arquiinimigo? Apocalipse 12:11
E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até a morte.

4 comentários:

  1. A paz querido irmão... Seu blog é muito abençoador.. parabéns...

    Faça uma visitinha no meu tb.

    http://celebrando-a-cristo.zip.net

    A paz.

    ResponderExcluir
  2. Faculdade de Teologia10 de julho de 2008 14:22

    Todos os assuntos abordados neste blog são esclarecedores e de grande avalia a todos os que despertam desejo em seu coração de conhecer mais sobre as verdades de Deus.

    Parabéns e estejam sempre caminhando com Deus!

    ResponderExcluir
  3. releia as passagens que menciona, seus contextos e não apenas os versículos que cita.
    certamente lhe ajudarão a compreender muito além de mitos repetidos há tempos.
    em seguida, retire o "segundo a bíblia" que coloca no título do post.

    ResponderExcluir
  4. ok, é um blog interessante, mas o seu estudo sobre a origem do mal, naum disse quem o criou... e pq foi criado...

    ResponderExcluir

Você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...