quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Como discernir um amigo de verdade?


Meu critério pessoal, hoje, de atribuir amizade a alguém, é muito simples: vejo quem se alegra com minhas alegrias, e chora com minhas dores.

No entanto, quando se trata de estabelecer uma nova amizade, primeiro vejo se ela tem “espírito” para se alegrar com minhas alegrias; pois, somente depois disto, é que terei confiança de fazê-la parte de minhas tristezas.

Ora, isto tanto se baseia no ensino espiritual do Evangelho, como também é uma simples constatação da vida.

No espírito do Evangelho, Paulo ensina: “Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram”. Assim, a gente só sabe quem chora genuinamente com a gente, se tal pessoa, tendo tido a oportunidade, já se alegrou sinceramente com nossa felicidade.

Na vida é a mesma coisa. Amigos que fazem cara de inveja ou mostram atitudes estranhas quando a gente está bem, não merecem fazer parte de nossas tristezas.

Somente “amigos mesmo” é que podem entrar no santuário de nossas dores. Inverter esta ordem, é como convidar o diabo para presidir a Santa Ceia do coração.

Todavia, embora eu já houvesse até pregado e escrito sobre isto, sempre a partir da Palavra, foi quando a Palavra se tornou existência, dor, perda, angustia, medo, solidão e sentimento de desprezo, que vim a entender, com o coração, qual é a constituição de um verdadeiro amigo, e o sentimento sentido do significado das palavras de Paulo.

Os que tiveram chance e se alegraram muito com minhas alegrias, foram os mesmos que efetivamente estavam presentes em minhas tristezas; e sempre solidariamente me falaram a verdade..

A esses eu chamo amigos, significando não um tratamento de palavras, mas um tratamento de vida, e carinho grato e comprometido.

Fonte: Caio Fábio

Um comentário:

  1. Boa Noite! Gostei demais do blog de vocês! Que Deus continue abençoando todo este trabalho!

    ResponderExcluir

Você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...