terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Já é ano novo, e agora?

Nas semanas que antecederam o dia da passagem de ano ouvi muitas pessoas comentando sobre as suas expectativas para 2013. Ouvi promessas, expectativas, sonhos, planos, compromissos, enfim, ouvi e vi a esperança que a maioria das pessoas põe nessa virada de ano. A virada do ano parece ser algo mágico, capaz de trazer mudanças grandiosas e desejáveis.

É de conhecimento de todos nós, porém, que a maioria dessa esperança que temos nos dias que antecedem a virada de ano não dura muitos dias após essa virada. Infelizmente, grande parte da nossa esperança morre rapidamente no ano que, de longe, nos dava tanta esperança.

Como, então, fazer diferente? Como fazer do ano novo um ano realmente novo que nos faça crescer? Como fazer com que toda a esperança depositada nesse ano que nasceu realmente valha à pena? E agora? O ano novo chegou, o que fazer?

Aprendi algo muito importante: atitudes iguais costumam gerar resultados iguais. Agindo da mesma forma que no ano passado, conseguiremos resultados parecidos, não sairemos do lugar. Se quisermos algo novo, as nossas atitudes têm de ser novas. A Bíblia acerta em cheio quando orienta:

“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12. 2)

A primeira palavra para que um ano seja realmente novo é “transformai-vos”. Transformar é dar uma nova forma, diferente do que era, é mudar [para melhor]. Transformar requer de nós investimento de tempo e energia em nossos sonhos, planos, anseios. Mudar nunca é fácil, mas é necessário. Quem somente fica na “esperança” sem fazer nada, nunca alcançará o ano novo que desejava! Transformação é essencial.

Segue-se, então, a palavra “renovar”, que na mesma direção, significa dar nova aparência, tornar novo. Renovar a nossa mente e crescer em todos os sentidos da existência humana também requer trabalho duro. Deus nos abençoa sim, mas não fará a parte que cabe a nós. Se alguém quer, por exemplo, orar mais em 2013, deverá transformar suas prioridades, seus horários, sua disposição, renovar o que deu errado anteriormente, seguir em busca do objetivo. Isso serve para tudo.

A Bíblia é ousada ao dizer que alguém que age nessa direção, olhando para Deus, transformando-se, renovando-se, vai experimentar aquilo que é, de verdade, algo abençoado. “O para que” da transformação e da renovação é “experimentar qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12. 2).Isso sim é ter um ano bem-sucedido!

Olhemos para este anocom os olhos da esperança e também com os olhos da renovação e da transformação que deve se operar dentro de nós. Arregace as mangas e faça, com a ajuda de Deus, um ano realmente abençoado!

Feliz Ano Novo com JESUS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...