segunda-feira, 9 de maio de 2016

Aprendendo com Daniel a tomar decisões




“Daniel tomou a decisão de não se contaminar com os alimentos do rei e com seu vinho. Pediu ao chefe dos eunucos para deles se abster” (Daniel 1:8). 

Para muitas pessoas, tomar uma decisão é um grande desafio. Devido ao medo, elas preferem fugir dos problemas a resolvê-los. Decidir por algo não é fácil, pois exige cautela, reflexão e sabedoria, e é nesse momento que muitas pessoas ficam ansiosas, sem saber o que fazer. Todos nós temos sonhos e objetivos, contudo, o que vai nos garantir um futuro bem sucedido são as decisões corretas que tomaremos na vida. 

E para nos ajudar nesse desafio, podemos contar com os exemplos de Daniel, um jovem que decidiu agradar a Deus e deu um excelente testemunho em sua geração, ao ponto de seus inimigos não encontrarem nenhum motivo para o acusarem (leia Daniel 6:4,5). 

Veja algumas decisões que você deve tomar para ter uma vida vitoriosa: 

1) Decida ser uma pessoa de excelência 

Daniel foi um exemplo de pessoa que buscou a excelência em tudo o que fez. Ele era um jovem acima da média e a Bíblia cita muitas vezes as suas qualidades. “Porquanto se achou neste Daniel um espírito excelente, e conhecimento, e entendimento (…)”. “Tenho ouvido dizer a teu respeito (…) que em ti se acham a luz, e o entendimento e a excelente sabedoria” (Daniel 5:12-14). 

Deus deseja que você tenha uma vida abundante (leia João 10:10), mas para isso, você precisa ser uma pessoa obediente à Sua Palavra e buscar a excelência em todas as áreas de sua vida. Não se acomode em ser apenas um frequentador de igreja ou um funcionário qualquer no seu trabalho. Busque crescer, aprender com os erros, e tome cuidado com as amizades que te afastem desse propósito. 

Se você buscar ser melhor a cada dia, você colherá muitos frutos bons (Provérbios 22:29). Quem escolhe fazer as coisas com excelência se destaca entre os outros e é recompensado por isso. Daniel era assim. A Bíblia diz: “Ora, Daniel, devido à superioridade de seu espírito, levava vantagem sobre os ministros e sátrapas e com isso o rei sonhava em pô-lo à frente de todo o reino. (…) Foi assim que Daniel prosperou durante o reinado de Dario e durante o de Ciro, o persa” (Daniel 6:3; 28). 

2) Decida ser uma pessoa de caráter 

Infelizmente, a maioria das pessoas valorizam mais o talento do que o caráter. Porém, Deus está procurando pessoas que honrem seus compromissos, que sejam honestas, justas e de boa índole. No Salmo 101:6 está escrito: “Meus olhos aprovam os fiéis da terra, e eles habitarão comigo. Somente quem tem vida íntegra me servirá”. 

Uma pessoa de caráter tem palavra (Mateus 5:37); é correta (2 Coríntios 8:21); e sempre honra o nome que tem (Provérbios 22:1). Ter caráter é muito importante, pois o talento pode até te levar a muitos lugares, mas só o caráter irá te sustentar. Você pode perder seus bens, sua saúde, sua família; mas nunca perca o seu caráter! 

3) Decida ter um relacionamento com Deus 

De todas as decisões que alguém pode tomar na vida, a mais importante e mais sábia é andar com Deus. E para isso, mais uma vez podemos tomar como exemplo Daniel: 

“Ouvindo essa notícia, Daniel entrou em sua casa, a qual tinha no quarto de cima janelas que davam para o lado de Jerusalém. Três vezes ao dia, ajoelhado, como antes, continuou a orar e a louvar a Deus” (Daniel 6:10). 

Nós relacionamos com Deus através da oração e da leitura da Bíblia, e quanto mais buscamos ao Senhor, mais chegamos perto dEle e nos fortalecemos espiritualmente. Com isso, temos o desejo é fazer a Sua vontade e nos afastar de tudo o que não Lhe agrada. 

A intimidade com Deus faz com que Ele nos dê livramentos e nos abençoe no tempo certo. Veja estas passagens: “E Deus fez com que o homem fosse bondoso para com Daniel e tivesse simpatia por ele” (Daniel 1:9); “O meu Deus enviou o seu anjo, que fechou a boca dos leões. Eles não me fizeram mal algum, pois fui considerado inocente à vista de Deus. 

Também contra ti não cometi mal algum, ó rei” (Daniel 6:22); “Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras” (Daniel 10:12). 

Diante disso, dê o seu melhor para Deus e busque a cada dia ser como Daniel, que mesmo nos momentos mais difíceis, não abriu mão dos seus valores e testemunhou a sua fé para todos à sua volta. Se você fizer isso, Deus te honrará e te mostrará o quanto vale a pena ser fiel a Ele! 

Fonte: Pastor Antônio Júnior, via Sou da Promessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você tem o direito de se expressar, mas se houver agressão, o comentário será deletado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...